domingo, 25 de janeiro de 2015

Cookies de chocolate, coco e sementes de papoila

 
E eis que chega a receita das "Bolachas do Parto"... É com um grande prazer que publico esta receita, pela curiosa história que está por detrás do seu "aparecimento".
À poucos dias atrás, começou a contagem decrescente para uma grande amiga minha dar à luz a sua princesa...na passada quinta-feira chegou o grande dia! Nessa tarde ligo-lhe, e entre contrações e dores ela revela que estava com imensa fome...para a animar prometo-lhe imediatamente que no dia a seguir quando fosse ao hospital lhe levaria comida. Rapidamente começo a procurar receitas de bolachas ou snacks, mas como nenhuma me satisfazia totalmente, peguei numa receita básica de cookies americanas e pus-me a inventar... Enquanto estavam no forno, nasceu a princesa!
As bolachas foram adoradas por todos, pela sua textura e sabor (não muito doce).
Experimentem, são simples e práticas. 

Ingredientes:
 
200g de manteiga (mantida à temperatura ambiente)
350g de açúcar
3 ovos
4 colheres de sopa de coco  ralado(bem cheias)
3 colheres de sopa de sementes de papoila
500g de farinha com fermento
1 colher de chá fermento em pó
q.b. de chocolate em pó (quantidade a gosto)
1 tablete de chocolate
 
Preparação:
 
1.Bata num recipiente a manteiga com o açúcar e os ovos até ficar homogéneo.
2.Adicione o chocolate em pó (quantidade adicionada a gosto), o coco ralado e as sementes de papoila ao preparado anterior.
3.Mexa bem e adicione aos poucos a farinha, já previamente misturada com o fermento.
4.Para misturar bem os ingredientes, finalize amassando a massa com as mãos e adicionando o resto da farinha (se a massa ainda estiver líquida adicione um pouco mais de farinha à medida que vai amassando).
5.Estenda a massa com auxilio de um rolo.
6.Quando a massa estiver fina, corte as bolachas (eu utilizei para isso um aro de metal aplicado normalmente para cortar a massa de rissóis).
7.Pré-aqueça o forno.
8.Coloque as bolachas num tabuleiro previamente untado.
9.Parta a tablete de chocolate em pedaços pequeninos e cole alguns na superfície de cada bolacha (neste caso utilizei uma tablete chocolate com amêndoa, mas qualquer uma pode ser utilizada).
 
 
10.Leve ao forno durante 15 minutos (dependendo da potência do forno poderá ser necessário ajustar este tempo de cozedura).
11.Retire do forno e deixe as bolachas arrefecerem durante algum tempo.
12.Com a ajuda de uma espátula descole as bolachas do tabuleiro e coloque numa travessa ou prato. 

 
13.Coloque um pouco de açúcar em pó por cima das bolachas.
 
 
Sugestão: conserve as bolachas em frascos de vidro ou caixas de plástico hermeticamente fechadas pois ficarão boas durante alguns dias. Caso não as guarde, com o avançar do tempo ficarão "moles".
 
Bom apetite!
 
 

2 comentários: